quinta-feira, 18 de junho de 2009

Homenagem a Cecil Helman

Cecil Helman morreu no dia 16 de Junho.

Um dos grandes vultos da medicina geral e familiar, Cecil Helman nasceu na África do Sul em 1944 e frequentou o curso de medicina na University of Cape Town Medical School. Saiu da África do Sul devido ao apartheid e estudou antropologia médica no University College London.

Trabalhou como médico de família e foi professor na Brunel University, West London e no Department of Primary Care & Population Sciences, Royal Free & University College Medical School (University College London). O seu livro Culture, Health and Illness, já com várias edições, é uma obra fundamental para a formação dos futuros médicos de família.

Mostrou-se sempre interessado pelo bem-estar das pessoas e das comunidades e empenhado em perceber os seres humanos e as suas culturas. Como médico, professor e escritor, procurou sempre transmitir uma atitude de tolerância e compreensão pelas diferenças antropológicas entre os grupos étnicos e as culturas, preparando os médicos para melhor entenderem e interagirem com os seus doentes.

Com a sua partida, ficámos mais pobres.

Ler mais.

1 comentário:

  1. pois é, Sou Prof de Antropologia na UFSM RS e utilizo seus textos nas disciplinas da área da saúde.

    ResponderEliminar