domingo, 31 de maio de 2009

Eficácia relativa de antidepressivos comuns- Estaremos a fazer as melhores opções?

Embora com edições menos frequentes, a Bandolier- evidence based thinking about healthcare continua a oferecer-nos periodicamente boas análises críticas da literatura, acompanhadas invariavelmente pelos assertivos comentários dos seus editores sobre os aspectos que interessam, de facto, em cada novo artigo ao clínico a exercer "at the point of care", e sobre as falácias a cuidar na adopção imediata das conclusões fáceis de alguns estudos.

No número de Abril de 2009, são os antidepressivos da nova geração o tema de discussão. Partindo de um conjunto relativamente importante de estudos de pequena / média dimensão, os autores analisam os seus resultados com recurso a uma meta-análise, considerando na sua avaliação o desempenho obtido por cada substância em termos de efectividade e de tolerabilidade. O objectivo é procurar indícios de perfis de custo-benefício relativos a substâncias das quais com muita frequência não dispomos de análises comparativas entre si.
Vale sem dúvida a pena ler.

Assessing relative efficacy of antidepressants. Bandolier Apr 2009. Disponível em: http://www.medicine.ox.ac.uk/bandolier/booth/mental/cipriani.html [acedido em 24 Mai 2009]

Sem comentários:

Enviar um comentário